Carta do Presidente – 60 anos ALMJ

Pa­dre Ade­mir, pre­si­dente da As­so­ci­a­ção Lar Me­nino Je­sus fala so­bre os 60 anos de fun­da­ção da Obra, a comemorar-se Ano dia 28 de Fe­ve­reiro às 15h no Cen­tro Co­mu­ni­tá­rio Dom Jorge.

“Quem des­preza o seu pró­ximo fra­cassa, mas quem tem com­pai­xão do po­bre é fe­liz. Quem pla­neja o mal acaba se ex­tra­vi­ando, mas os que re­a­li­zam o bem go­zam de amor e fi­de­li­dade.”

(Pro­vér­bios 14, 21 – 22)

No mo­mento em que ce­le­bra­mos o Ju­bi­leu de Di­a­man­tes de cri­a­ção da As­so­ci­a­ção Lar Me­nino Je­sus, obra fun­dada pelo me­mo­rá­vel e sem­pre muito bem lem­brado, nosso pri­meiro bispo de Santo An­dré, Dom Jorge Mar­cos de Oli­veira, abri­mos lar­ga­mente o co­ra­ção para que dele possa jor­rar gra­ti­dão sem fim.

É uma graça toda es­pe­cial do bom Deus, que é Pai rico em mi­se­ri­cór­dias, po­der­mos olhar para trás, para a es­trada que foi tri­lhada, para a nossa his­tó­ria, agora se­xa­ge­ná­ria, e re­co­nhe­cer o va­lor di­vino pre­sente nesta obra hu­mana. Gra­ta­mente re­co­nhe­cer a pre­sença mis­te­ri­osa e es­con­dida de Deus, Trin­dade Santa, que ca­mi­nhou e ca­mi­nha co­nosco nas obras be­ne­mé­ri­tas re­a­li­za­das aos longo des­ses anos to­dos, atra­vés desta As­so­ci­a­ção.

É este mesmo Deus, que um dia se fez Me­nino em Je­sus, para brin­car com os ho­mens, e se fez Hós­tia para ser o nosso ali­mento de ca­mi­nhada, que sus­tenta esta obra de­di­cada ao Me­nino Je­sus.

Com o nosso fun­da­dor, com to­dos os que se do­a­ram amo­rosa e ir­res­tri­ta­mente: ir­mãs, as Ser­vas do Me­nino Je­sus, pre­si­den­tes, di­re­to­rias, con­se­lhos, só­cios co­la­bo­ra­do­res, vo­lun­tá­rios, ben­fei­to­res, fun­ci­o­ná­rios, bus­ca­mos con­cre­ti­zar a Pa­la­vra de Deus, ma­ni­festa no pro­vér­bio acima ci­tado, bus­cando não des­pre­zar ne­nhuma pes­soa, si­tu­a­ção, ne­ces­si­dade, que se nos tor­nava nosso pró­ximo na­que­les mo­men­tos. Bus­ca­mos ainda hoje, com o es­pí­rito e os mem­bros re­ju­ve­nes­ci­dos, re­a­li­zar o bem com amor e fi­de­li­dade, tendo com­pai­xão do po­bre. Cre­mos ser esta a ver­da­deira e ini­lu­dí­vel fe­li­ci­dade que trans­borda do nosso co­ra­ção agra­de­cido. Digo “nosso”, pois so­mos um corpo que com­pleta 60 anos de idade, onde to­dos os mem­bros, de an­tes como de hoje, sentem-se e de­vem sentir-se sem­pre, parte desta ben­fa­zeja obra.

So­mos “as­so­ci­a­dos” uns aos ou­tros, pelo ideal do amor cris­tão. Aquele amor com que o pró­prio Deus nos amou. Com aquele amor com que Dom Jorge Mar­cos de Oli­veira nos fun­dou. Com aquele e mesmo amor hu­mano, que to­cado pelo amor di­vino, em forma de Me­nino, cor­reu as ruas, os bair­ros de Santo An­dré e al­gu­mas ci­da­des do ABC, para ser uma casa aberta para aco­lher as cha­ma­das “mães sol­tei­ras”; para ser um Lar para aco­lher as cri­an­ças e ado­les­cen­tes , como ainda hoje fa­ze­mos por meio do Cen­tro Co­mu­ni­tá­rio Dom Jorge. Este amor que não é dis­curso, ide­o­lo­gia, des­culpa, en­godo, des­com­pro­misso com a Vida e o Ho­mem e a Mu­lher, mais se faz con­creto, con­cre­tude, re­al­mente trans­for­ma­dor neste mundo tão de­ses­pe­rado e de­ses­pe­ran­çado.

Pas­sando os olhos da me­mó­ria pelo per­curso de 60 anos de exis­tên­cia, desta que foi a “me­nina dos olhos do nosso en­tão bispo emé­rito, Dom Jorge, ve­mos des­fi­lar um nú­mero sem fim de be­ne­mé­ri­tas e com­pro­me­ti­das pes­soas que fi­ze­ram da As­so­ci­a­ção Lar Me­nino Je­sus, o seu jeito de con­cre­ti­zar o man­da­mento novo de Je­sus: “amai-vos uns aos ou­tros como eu vos amei.” (Jo 13,34).

A Ce­le­bra­ção será no dia 28 de Fe­ve­reiro, às 15h no Cen­tro Co­mu­ni­tá­rio Dom Jorge que fica na Rua Pi­ra­can­juba, 542 — Par­que João Ra­ma­lho, Santo An­dré.

Es­pe­ra­mos por você.

Sem Título

DOM CLAUDIO HUMMES E DOM JORGE MARCOS última reunião do ano Centro Comunitário Dom Jorge 1986
DOM CLAUDIO DOM JORGE última reunião do ano Centro Comunitário Dom Jorge 1986
Foto 11 Primeiro grupo de meninas do internato com Ir Giselia
Primeiro grupo de meninas do internato com Ir Giselia

 

 

Foto 9 1959 - Internas com diretores e benfeitores D Jorge Rua Santa Adélia,150
Internas com diretores e benfeitores D Jorge Rua Santa Adélia,150
Foto 8 Ir Beatriz e Ir Elizete 1959 Primeiros Internos
Ir Beatriz e Ir Elizete 1959 Primeiros Internos
Foto 38
CENTRO COMUNITÁRIO DOM JORGE 1991
Foto 27
COMUNIDADE – CENTRO COMUNITÁRIO DOM JORGE – PARQUE JOÃO RAMALHO – 1974

site ok Visita Padre Ademir e Irmã Maria - Centro Comunitário out-2015_1
CRIANÇAS COM O PRESIDENTE PADRE ADEMIR E A DIRETORA DE PATRIMÔNIO IRMÃ MARIA MIELLE – 2015

 

Post Author: cliente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *