Lar_2014_66Lar_2014_42Lar_2014_36

 

 

Desde que foi fundada em 28 de fevereiro de 1956, pelo primeiro bispo, da recém criada Diocese de Santo André, Dom Jorge Marcos de Oliveira, a Associação Lar Menino Jesus tem como missão o cuidado, defesa, desenvolvimento pleno da criança e do adolescente.

Nosso lema é: “CRIANÇA, PRIORIDADE ABSOLUTA”.

Para cumprir esta missão a Associação Lar Menino Jesus, sempre atenta e, à escuta das necessidades que nasciam da realidade de cada momento, de cada época vivida, já teve diversas Unidades Executoras, com modalidades de serviços diferenciados, para atender concretamente a cada necessidade, tais como: Internato Feminino e Masculino; Casa de Triagem; Casa de atendimento à mãe menor solteira; e Centros Sociais e Comunitários por diversos bairros do Grande ABC.
O CENTRO COMUNITÁRIO DOM JORGE, que foi fundado em fevereiro de 1972, no Parque João Ramalho, em Santo André, atualmente é a única unidade executora da missão da Associação Lar Menino Jesus, que está em pleno funcionamento.

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socio-assistenciais, o trabalho que realizamos com as crianças e adolescentes, dos 06 aos 15 anos, desde a década de 70, se insere atualmente no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A nossa prioridade é a criança e o adolescente, fazendo com que elas tenham os seus direitos respeitados, acolhendo-as e cuidando delas, tirando-as do risco da rua e do trabalho infantil. Nesta direção, nossa prioridade são as crianças que se encontram em situação de vulnerabilidades e riscos. Atuamos junto às famílias para contribuir com as mesmas, para que os pais tenham possibilidade de trabalhar, enquanto seus filhos em idade escolar e alternado com o horário escolar, desfrutem de um espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, caracterizando-se também como um espaço sócio-educativo-assistencial.

Entenda-se o “cenário de vulnerabilidades e riscos, que impacta diretamente no núcleo familiar, enfraquecendo-o em seu papel protetivo, gera consequências diretas para a infância e adolescência, tais como: negligencia; violência física, psíquica, sexual; abandono; situação de rua; exploração do trabalho infantil.”( cf. Orientações técnicas sobre o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Brasília, 2010).

Em nossa missão, procuramos contribuir para a formação integral do cidadão, da infância até a adolescência, desenvolvendo a formação ou a reformulação de hábitos indispensáveis ao convívio social.
Esse serviço de convivência e fortalecimento de vínculos se desdobra no atendimento das famílias em programas de ações diversas.

Terminamos fazendo nossas as palavras de nosso fundador, o querido Dom Jorge Marcos de Oliveira:“A violência da realidade da criança: sem amor; sem família; sem nome; sem futuro; me levaram a criar a Associação Lar Menino Jesus.”

 

Domingo_Ramos_68Padre Ademir  – Presidente da Associação Lar Menino Jesus