É Natal mais uma vez… | Festa de final de ano

Uma vez mais celebramos o nascimento de Jesus Cristo, nosso Salvador. Todos os outros nascimentos se tornaram novos nascimentos, a partir do nascimento deste menino, reclinado na manjedoura, em Belém.

A partir do primeiro Natal, todos os outros “natais” são uma oportunidade para que nós, nos tornemos como que uma “manjedoura de Belém”, acolhendo o menino Jesus.

Não é sem propósito que o nosso inspiradíssimo fundador e grande poeta, Dom Jorge Marcos de Oliveira, escolheu como logo da Associação Lar Menino Jesus, uma simples manjedoura, na qual se vislumbra a silhueta de uma criança, que sabemos ser Jesus Cristo, pois a manjedoura é encimada por um monograma do nome de Cristo, formado pelas iniciais das letras gregas, X (chi) e P (rho) que também é chamado de Cristograma.

Seu sonho e desejo ao fundar tal Obra Social, totalmente fundamentada nos ensinamentos do Evangelho, no amor ao próximo, sobretudo às crianças em situações de risco e pobreza, era despertar nos seus coetâneos, mulheres e homens, ricos, de prestígio e posição social privilegiada, detentores de poderes, formadores de opinião, até os mais simples, nem por isso, não menos importantes, que para Jesus renascer a cada época da história; renascer a cada ano; renascer a cada dia, era necessário corações sensíveis e abertos para a solidariedade.

Este sonho se concretizou! Este sonho é realidade até os nossos dias. O Centro Comunitário Dom Jorge é um lugar, um espaço, uma casa, isto é, muito mais que uma casa, é um Lar para o menino Jesus que está aí, diante de nós, em tantas crianças e adolescentes que precisão de proteção, de cuidados, de carinho, de amor, de bons exemplos para fortalecer os vínculos das relações de afeto seja em nível interpessoal, familiar, comunitário, social.

O Centro Comunitário Dom Jorge é uma família unida pela convicção de que a criança precisa se desenvolver como criança, de acordo com a sua faixa etária e não ser adulterada pelos riscos da exploração do trabalho infantil, da exploração sexual, do desrespeito aos seus direitos mais elementares. Cremos nisto, pois cremos na sacralidade da vida humana em todas as suas fases, cada uma com as suas características e desenvolvimentos próprios.

Sim! É Natal mais uma vez, por que eu, você, nós, soubemos doar do que somos e temos em prol desta possibilidade de sermos um pequeno grão de areia na imensidão das praias dos oceanos, convivendo não com o comodismo, o fatalismo, o “destinismo”, mais fortalecendo a transformação da realidade através de pequenos gestos, gestos simples e cotidianos, práticas perseverantes e constantes de amor ao próximo e de oblação de si mesmo.

O Natal realmente acontece no hoje de nossa história, pois Cristo, vencedor do pecado e da morte, está entre nós desde aquele Primeiro Natal. Ele é o Emanuel- o Deus conosco- que caminha ao nosso lado ensinando-nos a acolher com alegria o novo natal que vêm hoje, amanhã e sempre, até que Jesus Cristo tenha nascido em todos os corações e redimido todas as vidas.

Desejo a todos os queridos funcionários, voluntários, educadores, sócios-colaboradores, benfeitores, membros da Diretoria, assim como a todos os seus familiares, um Natal abençoado e de convivência familiar e um Ano Novo repleto de superações e realizações.

Com minha gratidão e orações,

Pe. Ademir Santos de Oliveira
Presidente

Post Author: CCDJ-D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *