PROJETO OFICINA DE MÚSICA

Associação Lar Menino Jesus  – Centro Comunitário Dom Jorge 

“Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes”.

(Rubem Alves)

 

A importância de um projeto musical.

Toda criança até os 12 anos de idade pode desenvolver audição musical, aprender reconhecer e imitar sons dentro da sua real afinação, assim como, toda criança que cresce em meios onde a música que lhe é apresentada não possui afinação, essa, sofrerá com a ausência da musicalidade no seu crescimento e não saberá reconhecer a altura das escalas musicais nem imitá-las através do canto.

Sendo assim, crianças que escutam notas desafinadas e que não tem oportunidade de uma educação musical desde cedo, na maioria das vezes fecha em seu cérebro a possibilidade de reconhecimento musical, sendo necessário em grande parte dos casos um tratamento através da musicoterapia, sobretudo após ter chegado em sua fase adulta.

As práticas musicais das crianças auxiliam tanto no aumento da capacidade das habilidades em percepção musical quanto no desenvolvimento auditivo, motor, social, da atenção, da memória, de noção de espaço, além de ajudar a fortalecer a relação social e afetiva entre cada pessoa. Segundo especialistas da área, as experiências musicais e sonoras podem contribuir e auxiliar no desenvolvimento da fala e do canto. Alguns estudos sobre aquisição da linguagem revelam que brincadeiras, como parlendas, por exemplo, podem desempenhar funções que vão muito além do prazer pela brincadeira, sendo que o ritmo e o jogo corporal destacam as palavras, identificam unidades melódicas e enfatizam alguns fragmentos por meio da rima e da repetição.

A MISSÃO:

  • Criar condições para que a criança possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento.
  • Estimular a criatividade, o movimento, a percepção, a coordenação e o convívio social  da criança de forma prazerosa que a música oferece.
  • Trabalhar a percepção auditivo-musical desenvolvendo a possibilidade de imitação e afinação através do canto

OS OBJETIVOS:

Este Projeto, não é o ensino da teoria musical, nem a formação de um instrumentista e sim, busca sensibilizar as crianças pelo prazer do contato música.

Visa ser um programa  de inclusão musical na rotina das crianças, sensibilizando-as para a percepção sonora ao observar a forte presença da música no seu dia a dia.

Oferecer oficinas de musicalização que sejam transformadoras na vida das crianças tornando a música algo importante em sua formação e fazendo com que a música utilizada neste projeto, possa ampliar a linguagem oral, visual e corporal das crianças de forma socializadora.

PRECISAMOS DE PATROCÍNIO:

Ainda não possuímos nenhum patrocínio para o andamento do projeto. Atualmente as crianças tem aulas de percepção e musicalização através dos recursos disponíveis que são esses, instrumentos reciclados e atividades corporais.

Caso você possa nos ajudar com a doação de instrumentos musicais pedagógicos, abaixo está disponível algumas imagens, marcas de instrumentos pedagógicos e sites para pesquisa.

a instrumentos orff (1)

instrumentos doação

Bandinha Rítmica 

359_1_20150825164846 0000008528

Para pesquisa de nomes e valores:

http://www.jogmusic-ecommerce.com.br/

https://www.cataventobrinquedos.com.br/instrumentos-musicais.html